segunda-feira, 4 de março de 2013

PROJETO SOBE

A Direção Geral de Saúde, o Plano Nacional de Leitura e a Rede de Bibliotecas Escolares lançaram o Projeto SOBE - Saúde Oral e Bibliotecas Escolares, destinado à população escolar do 1º ciclo e do pré-escolar, com o objetivo de promover a integração da temática da saúde oral nos currículos escolares.

No âmbito deste projeto foi fornecido à escola o Kit SOBE de que fazem parte vários materiais destinados a alunos e professores - livros, CD áudio, DVD, guias para professores - que ficam disponíveis para utilização nas bibliotecas escolares.

Como lançamento do projeto, decorreu uma animação na biblioteca da nossa escola e foi promovida pela equipa de animação da Biblioteca Municipal de Rio Maior. Ouvimos a história "O peixe do copo dos dentes que queria saltar no mar" contada pela Isabel, que já nos tinha visitado anteriormente.

 
      






Depois de ouvirmos a história, a Isabel deixou-nos umas cartas com várias personagens, espaços e objetos que serviriam para construir uma história.
 
 
 
LANÇADO O DESAFIO, OS ALUNOS
DO 4º ANO
DECIDIRAM CONSTRUIR A SUA HISTÓRIA E VEJAM SÓ O QUE DEU...

 
 
 
"VIAGEM À PROCURA DE UNS DENTES SAUDÁVEIS"
 
Era uma vez um menino muito, muito guloso chamado Açucarino que vivia numa floresta apenas com a sua mãe e o seu melhor amigo, um ratinho!

Açucarino da Sara    Açucarino do Tomás M.
 
 
Ele passava os seus dias a comer doces. Tomava o pequeno almoço e  logo a seguir já estava a pedir um gelado à sua mãe! Tomava o almoço e comia logo a seguir uma tablete de chocolate! Até ao jantar ele pedia à mãe para comer gomas cobertas de açúcar...
O melhor amigo do Açucarino era um ratinho chamado Dentuças e ele tinha uns dentes maravilhosos, branquinhos e muito brilhantes, com um hálito fresco e cheiroso! O Dentuças sempre que estava com o seu amigo, avisava-o para não abusar dos açúcares.
Dentuças do RodrigoDentuças da Mariana
 

Certo dia...ouviu-se um grito enorme em casa do Açucarino: “ai ai ai ai!”. Era o Açucarino a gritar com uma grande dor de dentes! O seu amigo Dentuças quando o ouviu foi logo a correr para ver o que se passava. De seguida o Dentuças exclamou:
- Eu bem te avisei, mas não me deste ouvidos! Como gosto muito de ti, vou ajudar-te... Eu conheço uma fada chamada Fluorina que vive numa gruta na Serra dos Candeeiros e que nos poderá ajudar a tratar dos teus dentes e ensinar-te a comer alimentos saudáveis.
Resolveram então pôr-se a caminho e primeiro arranjaram uma mochila para levar alguma comida para comerem durante a viagem que iria ser longa.
- Vou buscar a minha mochila azul, mas desta vez só quero levar umas belas maçãs...nada de doces! Ai ai ai, que me continua a doer tanto o meu dente...! – exclamou o Açucarino.
Depois de caminharem durante muito tempo chegaram finalmente à gruta onde vivia a fada.
 Gruta do Miguel  Fluorina do Tomás F.
 
 
 
 
Gruta do Mário
 



 
-  Olá amigo Dentuças! O que te traz aqui? Raramente tenho visitas... – disse a Fluorina muito contente.
 
 
 Fluorina da Ana       Fluorina da Luísa
 
-  Ainda bem que tens poucas visitas porque é sinal que os meninos tratam bem dos seus dentes e assim não precisam da tua ajuda. – explicou o ratinho Dentuças – Mas hoje não é o caso porque aqui o meu amigo teve um problema de açúcar a mais....imagina que até lhe chamam Açucarino porque passa a vida a comer o que não deve. Achas que o podes ajudar? – perguntou ainda o ratinho.
-  Sim, claro que sim! Eu sei de um dentífrico mágico que quando é utilizado faz com que a cárie desapareça rapidamente. Mas atenção...depois é necessário continuar a lavar os dentes todos os dias e evitar comer doces, senão ... ganhas novamente cáries!
-  Oh então onde posso encontrar esse dentífrico mágico?- perguntou o menino cheio de dores.
-  Podes encontrá-lo na biblioteca do Centro Escolar de Alcobertas que fica aqui perto também na Serra dos Candeeiros. – explicou a fada. Mas atenção vais encontrar na biblioteca alguém que te fará algumas perguntas e tens que estar atento. Só assim, essa pessoa te dará o dentífrico mágico.
E lá foram os dois amigos novamente.
 Centro Escolar de Alcobertas da Bia

Quando chegaram àquela escola viram que era linda, toda branca e amarela e quase parecia um eco-ponto amarelo gigante! Dirigiram-se então à biblioteca... Quando lá chegaram repararam, numa senhora que era a bibliotecária chamada Cristina! Ela perguntou-lhes:
 Biblioteca da Maria
-  Quem são vocês? E o que vêm cá fazer?
-  Eu sou o Dentuças e este é o meu amigo Açucarino que está com uma terrível dor de dentes. Foi a fada Fluorina que nos mandou cá vir para encontrarmos o dentífrico mágico.
-  Eu posso ajudar-te, mas para entrares nesta biblioteca tens que responder a duas perguntas. A primeira é: qual é o alimento rico em cálcio que deves beber diariamente?
-  É o leite!!!!!! – gritou o Açucarino depois do seu amigo o ajudar e lhe segredar ao ouvido a resposta.
-  Muito bem, agora a segunda pergunta; quando é que deves escovar os dentes?
-  Eu sei, eu sei a resposta apesar de não o fazer! Devo lavar sempre depois das refeições!!! – disse o Açucarino muito contente.
Então a Cristina mandou-os entrar, levou-os à segunda prateleira da estante com livros sobre saúde e carregou num livro amarelo intitulado “ ....” e como que por magia, o livro abriu-se e saiu de lá o DENTÍFRICO MÁGICO!
            
Dentífrico do Hugo                              Dentífrico do Duarte                    Dentífrico do Francisco 
                  

                  Dentífrico do Guilherme                           Dentífrico do Tiago
A partir desse dia o Açucarino passou a cuidar dos seus dentes e a fazer uma alimentação saudável e até resolveu mudar de nome para ... ESCOVIX!!
TEXTO COLETIVO
4º ANO
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário